O que é um Arduíno?
E aí Amantes da IOT. Você já ouviu falar do Arduino e suas aplicações?
Arduino é uma plataforma de código aberto usada para construir projetos eletrônicos.
Consiste em uma placa de circuito físico programável, muitas vezes chamada de microcontrolador e um pedaço de software, ou IDE que significa Ambiente de Desenvolvimento Integrado
Este IDE é usado para escrever e fazer upload de código de computador para o cartão físico do Arduino.
A plataforma Arduino se tornou bastante popular entre as pessoas que estão começando com a eletrônica, e por boas razões. Ao contrário da maioria das placas de circuito programáveis anteriores, o Arduino não precisa de um hardware separado para carregar o novo código na placa, você pode simplesmente usar um cabo USB.
Além disso, a IDE do Arduino utiliza uma versão simplificada do C++, que é uma linguagem de programação bastante acessível, facilitando o aprendizado da programação. Mas o que o Arduino faz?
Bem, o hardware e o software do Arduino são projetados para uma variedade de aplicações. Pode ser usado por músicos, designers, hobistas, hackers e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
O Arduino pode interagir com botões, LEDs, motores, alto-falantes, unidades GPS, câmeras, internet e até mesmo seu smartphone ou TV! Essa flexibilidade combinada com o fato de que o software Arduino é gratuito, as placas de hardware são muito baratas e tanto o software quanto o hardware são fáceis de aprender, levou a uma grande comunidade de usuários que contribuíram com código e liberaram instruções para uma grande variedade de aplicações baseadas em Arduino.
Projetos
Existem diversas aplicações, como desenvolvimento de robôs, irrigação controlada por sensores de umidade e luz solar, máquinas de adivinhação como aquele jogo do Akinator, e até sistemas mais complexos que podem ser integrados com IOT.
O Arduino pode ser usado como o cérebro por trás de quase qualquer projeto eletrônico. Mas por que devo usar o Arduino?
O software Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para usuários mais avançados. Ele roda em Mac, Windows e Linux.
Professores e alunos usam-no para construir instrumentos científicos de baixo custo, para provar os princípios da química e da física ou para iniciar a programação e a robótica.
Os criadores, claro, o utilizam para construir muitos projetos exibidos na Maker Faire, que é um evento criado pela revista Make para “celebrar artes, artesanato, engenharia, projetos científicos e o Do It Yourself, a famosa mentalidade DIY.
O Arduino é uma ferramenta fundamental para aprender coisas novas. Qualquer pessoa pode começar a jogar apenas seguindo as instruções passo a passo de um kit ou através de ideias online com outros membros da comunidade Arduino.
As placas Arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontroladores, o que a torna amplamente usado nas escolas. Para os professores, é convenientemente baseado no ambiente de programação de processamento, para que os alunos que estão aprendendo a programar nesse ambiente estejam familiarizados com o funcionamento do Arduino IDE.
O software Arduino é publicado como ferramentas de código aberto, disponíveis para extensão por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas C++, e as pessoas que querem entender os detalhes técnicos podem dar o salto de Arduino à linguagem de programação AVR-C na qual se baseia.
Da mesma forma, você pode adicionar o código AVR-C diretamente aos seus programas Arduino, se desejar. Os designs das placas Arduino são publicados sob licença Creative Commons, para que projetistas de circuitos experientes possam fazer suas próprias versões do módulo, podendo estendê-lo ou melhorá-lo.
Mesmo usuários relativamente inexperientes podem construir a versão protoboard do módulo para entender como ele funciona e economizar dinheiro.
Tenho certeza que você irá se apaixonar pelo Arduino, faça sua inscrição em nossa lista VIP e receba sempre artigos como este!