A Raspberry Pi é um computador de placa única do tamanho de um cartão de crédito (ou até menor, dependendo do modelo). Quando ela é conectada a um monitor, mouse e teclado, a RPi funciona como um computador desktop.
O primeiro modelo da placa, a Raspberry Pi 1 Model B foi lançada em 2012 pela Fundação Raspberry Pi. O objetivo da Fundação é disponibilizar computadores de baixo custo e com bom desempenho para que pessoas das mais diversas idades e áreas de trabalho possam aprender programação, desenvolver soluções e se divertir utilizando a placa.
Desde de 2012 foram diversas versões e modelos lançados. Ao longo desse tempo ocorreram vários upgrades envolvendo o processador, a quantidade de memória e conectividade. A primeira versão da placa, por exemplo, possuía um processador single-core de 700 MHz, memória de 256 MB e apenas uma porta USB para conexão de periféricos. Hoje algumas versões da placa já contam com um processador quadcore de 1,5 GHz, memória de até 8 GB, quatro portas USB e conectividade WiFi e Bluetooth.
Características Gerais
Todos os modelos da RPi possuem uma entrada para cartão micro SD. É no cartão micro SD que você vai gravar o sistema operacional da placa. Além disso, a Raspberry Pi possui: entrada para fonte de alimentação. entradas USB para conexão de periféricos (mouse, teclado, pendrive), entrada HDMI para conexão em um monitor ou TV, saída P2 para conexão de caixas de som ou fones de ouvido, conector Ethernet e conectores para display e câmera.
OBS: Alguns recursos podem variar dependendo do modelo da placa.
Alguns modelos:
Funcionamento da Raspberry Pi
Existem vários sistemas operacionais que são compatíveis com a RPi, mas o mais conhecido e utilizado é o Raspberry Pi OS. Para instalação do Raspberry Pi OS, você precisa de alguns periféricos que facilitam a instalação, como:
- Cartão Micro SD Classe 10
- Fonte DC Chaveada 5V 3A micro USB (para os modelos 3A+ e 3B+) ou Fonte DC Chaveada 5V 2A micro USB (para o modelo Zero W) ou Fonte DC Chaveada 5V 3A USB Tipo C (para o modelo 4B)
- Cabo HDMI (para os modelos 3A+ e 3B+) ou Cabo Mini HDMI (para o modelo Zero W) ou Cabo Micro HDMI (para o modelo 4B)
- Teclado e Mouse USB
- Monitor com entrada HDMI
- Computador com entrada para cartão SD
Com todos os periféricos a mão, você pode iniciar a instalação do sistema operacional da RPi.
Deixe um comentário